Intérprete do Salgueiro explica porque não desfilará em Uruguaiana.


O intérprete Leonardo Bessa, do Salgueiro, divulgou carta aberta à comunidade de Uruguaiana, após ser confirmado como reforço da Acadêmicos de São Miguel e não ter recebido retorno de alguns responsáveis pelo envio das passagens aéreas.

Confira:

Carta aberta ao povo de Uruguaiana-RS.
 
Venho através desta carta, prestar alguns esclarecimentos que se fazem necessários nestes momentos que antecedem a grande festa popular da fronteira.
 
Para tristeza de muitos e alegria de poucos, venho informar que infelizmente, ao contrário do que foi anunciado ontem pelo site SambaSul do meu amigo Gláucio Guterres, não estarei presente aí nesta grande festa que tenho certeza que de alguma forma ajudei a divulgar e difundir por todo esse imenso país, além é claro de dar minha contribuição para o enriquecimento deste belíssimo carnaval fora de época.
 
Quando me chamaram para participar da primeira turma de jurados cariocas, que tinha uma importante missão de devolver a credibilidade ao julgamento, confesso que nem sabia aonde ficava Uruguaiana. Fiquei surpreso pela receptividade deste povo e pelo amor que demonstravam pelo carnaval e ano seguinte estava de volta mas com intérprete de uma grande escola que chorava ainda um resultado injusto de 2006 e que há mito tempo não ganhava um título sozinha. Então em 3 anos foram 2 títulos e um vice campeonato. Nos 2 anos seguintes estive em duas escolas que lutavam para permanecer entre as grandes e conseguimos realizar belíssimos trabalhos com êxito.
 
Em 2013 infelizmente não estive presente mas acompanhei pela internet e sofri, chorei e me emocionei quando por diversas vezes meu nome era citado por jornalistas e moradores da cidade que sentiam minha falta. Logo após os desfiles fui procurado por uma pessoa da escola de samba Acadêmicos de São Miguel que retornava à elite para que eu fosse o intérprete da escola confiando na minha experiência e no meu trabalho. Ao longo do ano várias conversas e finalmente samba pronto e gravado, a escola esbarrou em sua realidade financeira que a impedia de manter o compromisso comigo. De tudo fiz para facilitar ao máximo esse processo, mas eles foram honestos e corretos o tempo todo mas ainda nutriam a esperança de acharem uma solução. Eis que na semana passada uma luz surgiu e depois de uma postagem minha aqui no face me despedindo do carnaval 2014, uma pessoa da cidade (que vou preservar o nome pois não tenho o direito de expôr as pessoas) ofereceu passagem e estadia para que eu pudesse estar presente nos desfiles. Eu prontamente fiz contato com o Presidente Luciano e informei esse fato novo que foi definido por ele como uma providência divina e felizes com essa novidade começamos a planejar tudo. Dito por essa pessoa que estava tudo 99% certo, tocamos o projeto. No início desta semana algumas informações desencontradas davam conta que um outro profissional que estava na cidade estaria se oferecendo para escola pois já estava lá, mas sabendo da ética deste profissional e por ele ser meu amigo pessoal, esclareci tudo com ele e tudo não passou de um famoso “telefone sem-fio” e a escola não teria grana para contratar esse amigo assim como não teve para arcar com minha passagem e estadia.
 
Na noite de segunda-feira tive novo contato com essa pessoa que dizia que estava tudo certo mas estava com dificuldades de resolver a passagem de avião por estar atribulado de trabalho e pediu para que eu procurasse aqui e passasse para ele providenciar a compra... isso feito, não mais conseguimos estabelecer contato. Desde já isento a escola de samba Acadêmicos de São Miguel de qualquer ônus ou culpa por esse episódio e que com certeza essa pessoa não teve como cumprir o não por maldade e apenas por excesso de responsabilidades... mas utilizando uma frase do Jornalista Sérgio Porto , o popular Stanislaw Ponte-Preta...
 
“QUEM NÃO TEM QUIABO NÃO OFERECE CARURU”... 
 
Agradeço a todas as pessoas envolvidas nesse processo que tentaram de alguma forma viabilizar a minha presença em Uruguaiana neste carnaval e também aos amigos e admiradores que tenho nesta cidade e que ao longo do ano interagem comigo aqui pelo face torcendo para minha volta a esta grande festa . Fica aqui meu abraço e gratidão e em 2015 já vou encomendar um jegue para estar aí de qualquer maneira, pois a saudade é grande à Bessa!!!
 
De qualquer forma terei um samba meu (desta vez em parceria com Serginho Aguiar e Diego Nascimento) passando pela avenida Presidente Vargas. E desejo que todas as escolas façam um belíssimo espetáculo que venha a engradecer ainda mais essa grande festa do povo da fronteira.

Uruguaiana eu amo vocês... até 2015.

Leonardo Bessa