Veja!!!

O site SambaSul conversou com o Rei Momo de Uruguaiana para 2014, Carlos Eduardo Espíndola, o Dudu do Samba.

SAMBASUL: Para iniciar, nos conte um pouco da sua história no samba. Quando começou? 
 
DUDU DO SAMBA: A família sempre foi do carnaval. Meus pais e tias eram dos cordões e bailes com marchinhas de carnaval. Acompanhávamos os desfiles de ruas. Já a primeira vez que pisei na avenida foi em 1998 no bloco Palhaços da Folia do seu José e da memorável dona Maria. Os ensaios aconteciam ali na Rua Iris Vals, entre Prado Lima e General Hipólito. Eu desfilei de passsista sem saber muito, fui só no agito. Já em 1999 no retorno da Cova da Onça, sai na bateria, nos tamborins com o mestre Zeca.
 
SAMBASUL: Em que situação deu seus primeiros gingados no carnaval? 
 
DUDU DO SAMBA: No bloco de vvenida Palhaços da Folia com um pandeiro, ginga e muita alegria.
 
SAMBASUL: Por quais escolas você já desfilou? 
 
DUDU DO SAMBA: Bambas da Alegria, Deu Chucha Na Zebra, Carumbé (Paso de Los Libres), Toca do Lobo, Império da Zona Sul, Vila Isabel (Viamão, no carnaval de Porto Alegre), Ilha do Marduque e Cova da Onça.
 
SAMBASUL: Quais os cargos que ocupou pelas escolas por onde passou no Carnaval de Uruguaiana? 
 
DUDU DO SAMBA: Bateria e passista.
 
SAMBASUL: Qual sua escola de coração? 
 
DUDU DO SAMBA: Cova da Onça
 
SAMBASUL: Como você vê o fato inédito de um vereador ser o Rei Momo na cidade?
 
DUDU DO SAMBA: Antes de eu ser vereador sempre fui do samba. Já levo o samba no meu apelido. Minha historia é o carnaval. Jamais vou deixar de fazer o que gosto e ser o que sou. Na vereança sempre dedicado e focado em auxiliar e colaborar com os interesses de nossa comunidade.
 
SAMBASUL: De onde surgiu a ideia de concorrer ao cargo de Rei Momo do Carnaval de Uruguaiana?
 
DUDU DO SAMBA: Sempre gostei de carnaval e o Rei Momo precisa de simpatia e muito samba no pé, então em 2011 decidi arriscar e naquele ano fui escolhido. Uma recompensa pra quem ama o carnaval e a cultura brasileira. Nos outros anos gostaria de ter concorrido mas o regulamento não permitiu. Isso até foi bom pois pude concorrer a vereador sem a pressão de ser Rei Momo. Então este ano estarei de novo como Rei Momo, mas todos os anos sou sempre um folião.
 
SAMBASUL: Agora como Rei Momo 2014, o que já mudou ou mudará no seu dia-a-dia?
 
DUDU DO SAMBA: Sempre fui “do Samba”, como está no nome (risos). A questão é que agora estarei em destaque na avenida. Mas volto a repetir, vocês sempre me encontraram e encontrarão lá, na passarela da alegria.
 
SAMBASUL: Que atividades você passou a fazer, que não fazia antes?
 
DUDU DO SAMBA: Acho que nada, pois tenho horários alternativos e compatíveis. Afinal durante todo o ano fui vereador, esposo, pai, amigo, dei aulas de samba... é só acrescentar mais uma tarefa, importantíssima, neste período, sem deixar nada de lado.
 
SAMBASUL: Quais os conselhos que recebe da sua família?
 
DUDU DO SAMBA: Mais que conselhos, apoio incondicional pois faço o que gosto, sou do bem e do povo. Continuo o mesmo, na mesma comunidade. Com respeito e dedicado nas minhas tarefas.
 
SAMBASUL: Conhece o Carnaval do Rio de Janeiro, e a Marquês de Sapucaí?
 
DUDU DO SAMBA: Ainda não tive oportunidade mas é um sonho.
 
SAMBASUL: Qual a mensagem para quem sonha um dia alcançar o cargo de Rei Momo nos próximos anos?
 
DUDU DO SAMBA: Acredite! Não desanime! Continue! Lute! Para cada não, cada dúvida, sorria e gingue que a tua hora de brilhar vai chegar.
 
SAMBASUL: Deixe uma mensagem final.
 
DUDU DO SAMBA: Inspirado na luta de líderes como Martin Luther King, Nelson Mandela e Zumbi dos Palmares, sou Negro em Movimento. Sempre defendendo, levando o nome de MINHA URUGUAIANA  até onde ecoar O GRITO DE AMOR A MINHA CIDADE, AO MEU CARNAVAL. Um excelente carnaval 2014 a todos os sambistas e foliões.