SambaSul conversou com Elusa Dy Luz.
Após conquistar o título de Rainha do Carnaval 2013 de Uruguaiana, a jovem Elusa de Lima Castanho, 17 anos, estará desfilando suas curvas com muito samba no pé na Avenida Presidente Vargas, além de eventos com a representação da Corte Oficial.
Elusa Dy Luz, como é conhecida no samba, reside no bairro Santana, em Uruguaiana. Ela é filha de Deise de Lima Castanho, a qual considera a base de tudo, e fez questão de enaltecer Antônio Caravagio, seu padrasto que a criou. A bela tem três irmãos: James, Guidoim e Gustavo. Estudou na Escola de Ensino Médio Uruguaiana e tem planos de realizar Ensino Superior.
Confira o bate-papo do site SambaSul com a nova Rainha 2013 de Uruguaiana:
SAMBASUL: Para iniciar, nos conte um pouco da sua história no samba. Quando começou?
ELUSA: Com a pouca idade que tenho já posso dizer que possua uma grande trajetótia no samba. Tudo começou aos 2 anos de idade em 1997.
SAMBASUL: Em que situação deu seus primeiros gingados no carnaval?
ELUSA: Eu comecei como destaque de carro alegórico. Foi na escola de samba Águia Dourada, que hoje não existe mais. Naquela oportunidade o enredo homenageava a tradicional baiana Biluxa, d'Os Rouxinóis, que era membro da minha família e veio falecer durante um desfile. Eu representava justamente ela. Foi muito emocionante.
SAMBASUL: Por quais escolas você já desfilou?
ELUSA: Estive um ano no Bambas da Alegria, outros dois carnavais na Deu Chucha na Zebra. A maior sequência foi n'Os Rouxinóis, onde desfilei por sete anos.
SAMBASUL: Quais os cargos que ocupou pelas escolas por onde passou no Carnaval de Uruguaiana?
ELUSA: Bem, na escola Deu Chucha na Zebra eu fui Musa da escola em 2004 e Madrinha Mirim da Bateria em 2005. Já passei pela Corte Oficial, em 2006, como Rainha Mirim, representando Os Rouxinóis no meu primeiro ano na escola. Por lá fui Musa Verde e Branco em 2008, Musa do Samba 2009, Rainha Juvenil 2010, Rainha Juvenil 2011 e serei Rainha dos 60 Anos da escola, agora em 2013, além do meu cargo de Rainha Oficial da Corte. Também já fui a Passista de Ouro do Carnaval de Florianópolis em 2012.
SAMBASUL: Com toda essa passagem pela verde e branco, acho que não precisamos sequer perguntar sua escola de coração, não é?
ELUSA: Diretamente do Palácio do Samba !!! Alô Rouxinóis!!! (risos)
SAMBASUL: De onde surgiu a ideia de concorrer ao cargo de Rainha do Carnaval de Uruguaiana?
ELUSA: Desde que entrei n'Os Rouxinóis e conquistei o cargo de Rainha Mirim na Corte de 2006, vinha planejando concorrer à Corte Adulta. É a realização de um objetivo de muitos anos. Um sonho meu e de todos que me acompanham.
SAMBASUL: Agora como Rainha 2013, o que mudou no seu dia-a-dia?
ELUSA: Sempre fui muito envolvida no carnaval, mas sendo Rainha meu envolvimento se intensificou. Os compromissos e responsabilidades são muitos, mas me preparei para isso e estou me dedicando ao máximo para representar o nosso carnaval!
SAMBASUL: Que atividades você passou a fazer, que não fazia antes?
ELUSA: Procuro me alimentar bem. Nada de dietas malucas porque mulher de carnaval tem que ter corpo! Também, muito cuidado com a pele, é claro. E tive que me render a academia, coisa que nunca gostei de fazer... (risos). Faz parte!
SAMBASUL: Quais os conselhos que recebeu da sua família?
ELUSA: Eles sempre estiveram do meu lado, em todas as situações, me incentivando, apoiando, independente de resultado. E neste concurso não foi diferente. Eles disseram: "vai lá e faz o que você ama!! Divirta-se". E foi o que fiz!
SAMBASUL: Conhece o Carnaval do Rio de Janeiro, e a Marquês de Sapucaí?
ELUSA: Infelizmente ainda não conheci nem a passarela mais famosa do mundo do samba e nem Cidade Maravilhosa. É um sonho que em breve estarei realizando.
SAMBASUL: Qual a mensagem para quem sonha um dia alcançar o cargo de Rainha nos próximos anos?
ELUSA: Quero dizer que para ser uma Rainha do carnaval é preciso mais do que beleza e samba. É um conjunto de fatores que te levam a sonhada coroa. Humildade é muito importante. Precisa-se de muito carisma, simpatia, saber lidar com o público de todas as escolas, saber se portar diante dos eventos e situações propostos. Enfim, preparem-se, pois é uma responsabilidade gigantesca!
SAMBASUL: Deixe uma mensagem final.
ELUSA: Gostaria de agradecer o carinho de todas as pessoas que torceram por mim, independente de escola, cores, bandeiras. Também às que manifestaram suas opiniões através das redes sociais, mensagens... E claro, obrigada Família Rouxinóis, através do presidente João Batista! Aos meus amigos e famíliares, muito obrigada!