O Site SambaSul bateu um papo com o novo carnavalesco do Bambas da Alegria para o Carnaval 2017: Plínio Santtos. Carnavalesco há 7 anos no Rio de Janeiro, ele faz sua estreia no Carnaval de Uruguaiana, e contou um pouco sobre sua história no mundo carnavalesco. Jovem, garante que vai apresentar um belo carnaval para encher os olhos de quem for à Passarela do Samba assistir ao desfile da Águia que, segundo ele, terá surpresas.
O enredo que Plínio Santtos desenvolverá na avenida, para o Bambas da Alegria em 2017 será “O Sol é Vida, Uma Criação Divinal, Bambas da Alegria Iluminando o Carnaval”.
Confira o bate-papo:
SAMBASUL: Faça uma breve apresentação para nossos internautas.
PLÍNIO: Meu nome é Plínio Santtos, tenho 26 anos, sou morador de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Sou Figurinista, Designer de Carnaval, especializado em criação e confecção de fantasias.
SAMBASUL: Como foi seu início no mundo do carnaval.
PLÍNIO: Eu costumo dizer que já nasci no samba. Parece clichê, mas não é. Vocês vão entender o motivo. Minha mãe, grávida de mim, com um enorme barrigão, foi pra quadra da escola Mocidade Unida de Jacarepaguá, onde meu avô participava de uma disputa de samba. Lá estava ela, acompanhada de toda minha família, participando e na torcida por uma bela apresentação. Até que... rompeu a bolsa e eu vim ao mundo (risos). Viram como não era apenas clichê? (risos)
SAMBASUL: E mais especificamente à trabalhar no carnaval, como foi?
PLÍNIO: Profissionalmente comecei no carnaval como Auxiliar do carnavalesco Flávio Campelo, na escola que hoje disputa a Série A do carnaval carioca, União do Parque Curicica. Aliás, escola pela qual tenho um grande carinho, por onde estive por quatro carnavais. Um dos meus maiores aprendizados. Já tive passagem por outras agremiações, tendo o privilégio de trabalhar ao lado do grande carnavalesco Milton Cunha. Já fui Instrutor do Curso para passistas e Mestre-Sala, pela LIESCO (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá), em Corumbá-MS, no ano de 2010. Atualmente estou assinando o carnaval da Unidos da Vila Santa Tereza, do bairro Coelho Neto, que disputa a Série C do Rio de Janeiro, e esta grande experiência de estar diante da Bambas da Alegria, que, sem trocadilho, está me dando a maior alegria em trabalhar.
SAMBASUL: Quem foi o principal profissional que lhe passou todas experiências iniciais para trabalhar como carnavalesco?
PLÍNIO: O grande profissional que eu me deu todas as dicas durante o período que trabalhamos juntos, foi o Flávio Campelo. Foi ele que me ensinou tudo sobre o que é a função do carnavalesco. Me apresentou os materiais, a diferença entre uma coisa e outra. E graças à ele, hoje estou já por sete anos exercendo essa função, a qual amo muito e me entrego de corpo e alma.
SAMBASUL: Quais suas principais inspirações no carnaval?
PLÍNIO: Busco me espelhar muito no trabalho de dois dos grandes profissionais do carnaval carioca, que hoje estão à frente de duas belas agremiações do Grupo Especial do carnaval carioca: Rosa Magalhães (São Clemente) e Alex de Souza (Unidos de Vila Isabel).
SAMBASUL: É sua primeira experiência em desenvolver carnaval fora do eixo Rio-São Paulo?
PLÍNIO: Desenvolver, sim, mas já participei do carnaval de San Luís, na Argentina.
SAMBASUL: Quais foram as informações que você já ouviu sobre o Carnaval de Uruguaiana?
PLÍNIO: Eu já tinha ouvido falar do carnaval de Uruguaiana através de bate-papos com amigos que já participaram em algumas agremiações da cidade.
SAMBASUL: De que forma iniciou o contato com Uruguaiana?
PLÍNIO: Recebi um convite, através do Atelier Sandro Reis, pra fazer um projeto carnavalesco pra escola junto à equipe. Felizmente o projeto foi aceito pela Comissão de Carnaval da escola, além do aval da direção, comandada pelo nosso presidente Paulo Ricardo. Já estamos trabalhando à todo vapor no desenvolvimento.
SAMBASUL: O que acha que vai encontrar nesse desafio em Uruguaiana?
PLÍNIO: Cada carnaval é um desafio diferente. Mas durante os anos que estamos na estrada, aprendemos que com muita organização, uma boa equipe de trabalho, uma diretoria que nos dê um bom respaldo, e de uma comunidade que se dedica bastante, vamos chegar junto e tudo se tornará mais viável e gratificante pra todos.
SAMBASUL: Explique resumidamente o tema do Bambas da Alegria para 2017.
PLÍNIO: Com o enredo “O Sol é Vida, Uma Criação Divinal, Bambas da Alegria Iluminando o Carnaval”, nós pretendemos, com a força do nosso Astro Rei, clarear a avenida, mostrando essa criação divinal, passando desde as antigas civilizações, lendas, mitos e mistérios que o envolve, e diversões ao Sol.
SAMBASUL: De que forma é possível carnavalizar um enredo sobre o Sol?
PLÍNIO: Qualquer tema é carnavalizado, basta ter muita criatividade.
SAMBASUL: Pretende trazer para Uruguaiana, um pouco da magia e encanto de surpresas para o público durante o desfile?
PLÍNIO: Sem sombra de dúvidas. Desde já, pedimos pro povo que for assistir aos desfiles, abra bem os olhos e fique preparado, pois teremos muitas surpresas.
SAMBASUL: Qual a programação feita até a data do desfile, na confecção de fantasias, alegorias, etc etc etc...
PLÍNIO: A nossa programação no Ninho da Águia é de muito trabalho. Como falei, já estamos trabalhando. Nosso atelier também funcionando bastante. E o barracão, não podia ser diferente, já que esse carnaval será diferente, com muitas surpresas.
Obs.: CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS