A escola de samba Os Rouxinóis realizou Assembléia em sua sede, o Palácio do Samba, na noite desta segunda-feira (21). Os associados compareceram e decidiram as questões apresentadas durante a noite, dentre elas a mais aguardada, sobre a permanência da atual gestão, para o Carnaval 2017, ou se haveria eleição presidencial.
No primeiro momento, foi levado ao conhecimento dos sócios presentes, a prestação de contas relacionadas ao último carnaval, onde a agremiação conquistou o título. A equipe que comandou a gestão 2015/2016, com o comando de Jorge Quirino, não contraiu dívidas e nem comprometeu o patrimônio da escola. Sendo assim, as contas foram aprovadas pelos associados.
Na sequência foi decidido, com base no Artigo 18 do Estatuto da escola, que será mantida a presidência interina, e campeã do Carnaval 2016, de Jorge Quirino para o próximo ano.
Conforme consta no artigo em questão, a assembleia-geral se reunirá anualmente para:
a) apreciação das contas da gestão encerrada em março;
b) eleger a diretoria executiva;
O Estatuto não prevê a forma de eleição, constando apenas que a assembleia elegerá. Neste caso, a assembleia entendeu que a parte contrária (no episódio da "invasão" da direção anterior à escola, que acabou até mesmo resultando em disparos de arma de fogo contra a porta principal da entrada da sede) não cumpriu com a primeira parte do acordo judicial, inviabilizando a realização dos passos seguintes, optando por manter a atual direção por mais um ano.