O Bambas da Alegria trouxe o sol como ponto principal de seu desfile. A Comissão de Frente de Leonardo Guez surpreendeu e levantou o público em frente ao módulo de jurados. Em um dos refrões do samba, os componentes retiravam os capuzes pretos e apareciam com uma fantasia dourada, que causou um bonito impacto.
O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marcelinho e Gisa, apresentaram-se de forma bela no 1º módulo, o que já não é surpresa para Uruguaiana, pois o casal frequentemente desfila no nosso Carnaval e com muitas notas 10. Não foram notados problemas graves na evolução da escola, a escola optou por um espaçamento maior entre destaques e alas.
A harmonia melhorou muito do ensaio técnico para o desfile oficial, a maioria das alas cantaram o hino do Bambas para 2017, no entanto ainda haviam componentes que não cantaram o samba integralmente. O samba-enredo é bom, mas devido à ótima safra de sambas deste ano, pode levar algum desconto do júri.
O abre-alas da escola passou com seu letreiro apagado, o que deve ocasionar um desconto de no mínimo 1 décimo neste quesito. Sua composição foi regular, com bonitas esculturas, no entanto o ator principal do enredo, o sol, poderia ter sido melhor representado. A 2ª alegoria apresentou esculturas belas. Já a 3ª foi a que mais destoou, apresentada com muita simplicidade e pouco efeito na Avenida.
As fantasias da escola lembraram muito o desfile de 2015 pela sua simplicidade, mesmo assim naquele ano a águia acabou saindo com o título. A Bateria Sensação foi um dos pontos altos do desfile, uma ótima equalização e ritmo do Mestre Renatinho fizeram com que os instrumentos pudessem ser ouvidos em sua integralidade. Muito interessante o desenho de chocalhos. Bossas interessantes empolgaram torcedores e componentes.
O Bambas da Alegria enfrentou pequenos problemas em concepção e acabamento estético, mas realizou um bonito e empolgante desfile, superando as expectativas iniciais da escola. Além disso, teve a difícil incumbência de abrir os desfiles do Grupo Especial em uma noite fria. A escola pode muito bem superar este primeiro desfile no sábado.