Quem acreditou que Severo Luzardo traria o mesmo estilo de África da União da Ilha para Os Rouxinóis se enganou. Com um desfile colorido e utilizando muito as cores da escola, o carnavalesco trouxe uma outra visão da África. A comissão de frente estava mais uma vez muito bem trajada, causando um bonito efeito na Presidente Vargas. Uma bela e forte coreografia foi apresentada aos jurados.
O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Feliciano e Raphaela, tiveram uma excelente apresentação no 1º módulo de jurados em um ritmo de dança mais lento, simpáticos e com coreografia relativa ao samba. A evolução d'Os Rouxinóis foi levada de forma mais lenta pela coordenação da escola, aproveitando todo o tempo de desfile, com pequenas acelerações. Segundo fontes, uma das alegorias da escola acabou acertando a cerca da Avenida em frente ao 3º módulo de jurados, o que pode ocasionar um desconto no quesito.
O canto dos componentes foi muito bom na maioria do desfile, no entanto ainda há margem para melhora. O samba-enredo é um dos melhores na gravação, mas não funcionou tão bem na Avenida. Mesmo na voz de Wantuir, o componente da escola não conseguiu manter a vibração no desfile.
A composição alegórica d'Os Rouxinóis foi muito bem realizada, mantendo o mesmo nível desde o abre-alas até o 3º carro. Apesar de não apresentarem tanto luxo, nem tantas esculturas, o preenchimento, confecção e acabamento estavam impecáveis. No tripé trazido entre o abre-alas e 2º carro alegórico foi possível notar equipamentos de iluminação que não funcionaram, um jurado mais rígido pode considerar isto como uma falha.
As fantasias tiveram um bonito impacto no desfile. Apesar de não serem tão imponentes, mantiveram um bom nível de criatividade, cores e beleza. A Bateria Galáctica mostrou mais um grande trabalho, incluindo atabaques na sua composição. Manteve ritmo e cadência. Diferente do ensaio técnico, apresentou bossa em frente ao 1º módulo julgador. Infelizmente, sobrou um chocalho no retorno da bossa mas pode nem ter sido notado pelo jurado.
Apesar das pequenas falhas apresentadas nesta primeira noite, a verde-e-branco vem como favorita para o bicampeonato. Com um ótimo padrão no desfile e com todos os quesitos fortes é difícil superá-la. Já para alívio das concorrentes, ainda há margem para a disputa do título, uma vez que nenhuma escola realizou um desfile perfeito. A diferença pode estar neste sábado.