Leia na íntegra!


O carnavalesco que levou a escola Bambas da Alegria ao seu primeiro título na história no último ano, Júnior Schall (Diretor de Carnaval da Estação Primeira de Mangueira) não será mais o responsável pelo carnaval da agremiação em 2016. Em carta-aberta enviada à redação do site SambaSul, ele resume sua decisão.

Confira:

"PARA OS QUE TEM ASAS ...

Para aqueles que por tanto tempo buscaram alçar o voo mais alto de todos. Para os que presidiam e para os que apenas sonhavam. Mas sobretudo, para todos que sempre souberam o porque das nossas asas! Estes sabiam que iria demorar anos, vários anos... muitos mesmo. Ciclos seriam criados, fechados e reiniciados, e ainda não teríamos tido o voo das nossas vidas!

É verdade que por algumas vezes ganhamos um céu azul de brigadeiro, mas parecia haver uma barreira invisível. Parecia nos faltar o combustível (nunca a alegria, que fique bem claro). Talvez fosse uma questão apenas de pegar mais velocidade ou impulso. Talvez por voarmos em família. Os que não sonhavam chegar tão alto (diga- se de passagem, bem poucos), de algum modo impediam o tão desejado voo final... a viagem rumo ao título!

E foi assim, sonhando voar e voando de fato, que por quase dez anos eu fortaleci minhas asas, fui alimentando minha alma e o meu espírito guerreiro, ano após ano ,voo após voo! E então, de tanto voar e aterrissar sem jeito (essas eram as lágrimas), eu me tornei Bamba, pois os sorrisos em família, sempre, nós compartilhávamos em pleno voo, e ao som de bons sambas!

Por perto de uma década, em Uruguaiana, eu fui Bamba de uma Alegria que tive o doce sabor de descobrir! Por todo esse tempo eu tive as asas de uma Águia, altiva e destemida! Por carnavais e mais carnavais a família alçou voo "sem teto" pra isso, mas de mãos dadas e contrariando as condições do clima bravio, rompeu o firmamento e foi sorrir junto das estrelas! Que agora se encontram tão longe daqueles tem o ofício da alegria! O céu se fechou e os trovões anunciam, tempos difíceis!

Mas mesmo sem estar junto aos Bambas de fé, eu sei que Ela, que é maior que tudo e que todos, irá pegar aqueles que sempre acreditaram e com a firmeza que lhe comum, uma vez mais irá ganhar o infinito, porque a Águia enxerga longe e é imortal!

Aos que tem as asas da Alegria, o meu muito obrigado por me apresentar o céu! Aos que são Bambas, a minha profunda admiração, por nunca deixar de acreditar!

Meus amigos e minhas amigas, se hoje não temos as estrelas e o manto está coberto de trevas, vamos lembrar que nunca deixamos de voar sem ter partido do solo firme do Rio Grande. Vamos ter no coração, na mente e no fazer do Carnaval, que o impossível, ou o quase, era nossa companhia constante e no entanto nós nunca acreditamos de forma concreta nele.

Obrigado Bambas da Alegria... por me conceder o prazer e a honra de estar ao lado de vocês no maior de todos os voos! Para os que tem asas e sabem o real valor delas... um beijo no coração e até um próximo sonho junto às estrelas!

Jr Schall, eternamente aprendendo a voar."