Confira!


O site SambaSul começa uma série de reportagens com os novos integrantes da Corte 2015 do Carnaval de Uruguaiana. Num bate-papo descontraído, poderemos conhecer um pouco mais de cada um dos novos responsáveis pela abertura dos nossos desfiles daqui exatos 36 dias. Hoje (27 de Janeiro) nosso entrevistado será Leandro Ferreira Pedrozo, o Léo, de 22 anos, morador do Bairro São Miguel, filho de Luiz Fernando Pereira Pedrozo e Cláudia Zeni Ferreira Pedrozo.

SAMBASUL: Para iniciar, nos conte um pouco da sua história no samba. Quando começou?

LEANDRO: Era bem pequeno, quando me deparei com o carnaval, onde lembro de ir com minha família nas concentrações das escolas. Em um desses passeios vi de perto a preparação, a paixão das pessoas pelo carnaval, a emoção que sentiam todos em participar daquele momento. Pois bem, me encantei, me apaixonei e então comecei a participar de blocos de salão e de rua. Graças à Deus tenho uma família carnavalesca. Tenho familiares em várias escolas e onde tinha uma fantasia pra mim eu estava dentro, independente de lugar, visibilidade ou cores. Pra mim desde o começo o importante era fazer parte do carnaval.

SAMBASUL: Em que situação deu seus primeiros gingados no carnaval?

LEANDRO: Sempre fui folião. Desfilava em alas em várias escolas, porém como sambista comecei quando tive o convite de concorrer à Rei Momo Mirim pela extinta escola de samba Império da Zona Sul. Como malandro, no também extinto Bloco da Baixada Ivo Rodrigues.

SAMBASUL: Por quais escolas você já desfilou?

LEANDRO: Tive a felicidade e a honra de participar de várias escolas, entre elas Cova da Onça, Os Rouxinóis, Acadêmicos do São Miguel, Deu Chucha na Zebra, Imperadores do Sol, Pantera Negra e extintas Bloco da Baixada Ivo Rodrigues e Império da Zona Sul, além de Paso de Los Libres pela Zum Zum e Tradición.

SAMBASUL: Quais os cargos que ocupou pelas escolas por onde passou no Carnaval de Uruguaiana?

LEANDRO: Cargo nunca ocupei em nenhuma das escolas, porém a oportunidade de participar dos desfiles já era uma grande privilégio.

SAMBASUL: Qual sua escola de coração?

LEANDRO: Tenho a alegria de dizer que meu coração já chorou e já sorriu por várias escolas, por onde passei, porém hoje me orgulho de dizer que sou mais um louco torcedor vermelho e branco (Cova da Onça) lá do Alto do Bronze.



SAMBASUL: Como você vê o fato de retornar a imagem do tradicional Rei Momo em Uruguaiana?

LEANDRO: Desde criança tenho a visão de que Rei Momo é um homem gordo, alegre, simpático, engraçado e que sambe, no entanto acredito que o fator físico não seja um impedimento.

SAMBASUL: De onde surgiu a ideia de concorrer ao cargo de Rei Momo do Carnaval de Uruguaiana? É a primeira vez que concorre?

LEANDRO: Para Rei Momo Adulto sim, foi a primeira vez que concorri. Participo ativamente do nosso carnaval, mas sempre quis ir mais a fundo. Em uma tarde com os amigos onde o samba estava presente surgiu a ideia. À princípio levei na brincadeira mas, quando percebi já estava ensaiando e levando muito a sério.

SAMBASUL: Agora como Rei Momo 2015, o que já mudou ou mudará no seu dia-a-dia?

LEANDRO: Já mudou bastante coisa, mas o que mais me surpreendeu foi o reconhecimento e apoio das pessoas, a popularidade do nosso carnaval provocou isso. Antes do concurso minha rotina já estava diferente pois me preparei bastante com os ensaios e, agora como Rei Momo eles só aumentaram.

SAMBASUL: Que atividades você passou a fazer, que não fazia antes?

LEANDRO: A principal atividade que passei a fazer é ensaiar o samba no pé e atividade física para aumentar a resistência.

SAMBASUL: Quais os conselhos que recebe da sua família?

LEANDRO: São inúmeros os conselhos, porém o que é mais enfatizado é o respeito que devo ter com o nosso carnaval e todas as escolas. Manter a humildade e simpatia, pois o público espera isso de um Rei Momo.

SAMBASUL: Fora do mundo do samba, nos conte, qual sua comida predileta? Qual seu clube do coração?

LEANDRO: Ah! Uma boa feijoada com certeza, daquelas bem carnavalescas. Meu clube é o tricolor gaúcho, Grêmio.

SAMBASUL: Conhece pessoalmente o Carnaval do Rio de Janeiro, e a Marquês de Sapucaí? Torce para qual escola carioca?

LEANDRO: Ainda não conheço o berço do nosso samba, mas é um sonho que planejo todos os dias. É difícil de dizer uma só mas torço para a maior escola do planeta, Estação Primeira de Mangueira!

SAMBASUL: Qual a mensagem para quem sonha um dia alcançar o cargo de Rei Momo nos próximos anos?

LEANDRO: Preparação, seriedade, dedicação, amor ao carnaval e humildade são as palavras-chave que levei comigo para aquele palco, naquele concurso e acredito que o candidato que obtiver estes quesitos será o grande favorito.

SAMBASUL: Deixe uma mensagem final.

LEANDRO: Quero agradecer imensamente o apoio que tive até mesmo antes do concurso, dos meus amigos, da minha escola, da minha família, e de vários anônimos que torceram por mim. Como Rei Momo quero fazer um pedido para todos foliões de nossa cidade: continuem acreditando no nosso carnaval, pois a maior parte de nossa festa é feita por vocês, por nós, foliões e "doentes" pelo carnaval. Tenho certeza que vem aí mais uma grande festa na nossa cidade. Abrace sua escola, prepare sua bandeira e vamos pra avenida festejar. Como Rei Momo decreto a alegria no nosso carnaval! Para terminar, gostaria de colocar uma mensagem do grande pensador Antônio Carlos: "Que nosso carnaval deste ano não seja mera fantasia, mas participação e manifestação de alegria que dança em nosso interior".