Seis escolas desfilam nesta noite.

O Grupo Especial do Rio de Janeiro começa neste domingo (02) na Marquês de Sapucaí. Doze escolas brigam pelo título. A última colocada será rebaixada para a Série A no próximo ano. Seis agremiações estarão na passarela do samba a partir das 21 horas.

Confira a ordem com seus horários, enredos e carnavalescos:

21:00 - IMPÉRIO DA TIJUCA - Enredo: Batuk (Junior Pernambucano)
 
Em time que está ganhando, não se mexe. É com essa premissa que a Império da Tijuca vai entrar confiante na avenida, no carnaval de 2014. A escola que no ano passado conquistou o título do Grupo de Acesso A e o direito de desfilar entra as agremiações do Grupo Especial, volta a defender um enredo com bases africanas, desenvolvido pelo mesmo carnavalesco que estreou com o pé direito no carnaval carioca.
 
22:25 - ACADÊMICOS DO GRANDE RIO - Enredo: Verdes Olhos Sobre o Mar, no Caminho: Maricá (Fábio Ricardo)
 
Quando alguém pergunta o que há em Maricá, cidade da Região dos Lagos, para se transformar em enredo, o carnavalesco da Acadêmicos do Grande Rio, Fábio Ricardo, informa logo: a cidade está completando 200 anos. Mas que ninguém pense que se trata de um enredo histórico. Ao contrário, ele vai falar sobre a cidade a partir do ponto de vista da cantora paulista Maysa, que na década de 1970, deixou para trás o burburinho das cidades grandes para se refugiar, com seu piano, na tranquilidade do litoral fluminense.
 
23:50 - SÃO CLEMENTE - Enredo: Favelas (Gringo Cardia e Bia Lessa)
 
Nos versos "Eu sou o samba / A voz do morro sou eu mesmo sim, senhor", Zé Keti cantou para o mundo de onde vem o samba. E se o morro foi o responsável por exportar este gênero da música brasileira, chegou a vez do próprio samba homenagear a favela, lugar onde nasceu. O tributo vai ser feito pela São Clemente, a terceira escola a desfilar no domingo de carnaval. "É um enredo ousado, corajoso e inédito. O samba foi criado na favela e ninguém fala dela", argumentou o carnavalesco Max Lopes.
 
01:15 - MANGUEIRA - Enredo: A Festança Brasileira Cai no Samba da Mangueira (Rosa Magalhães)
 
Que o brasileiro é um povo festeiro ninguém duvida.  E é apostando nesse eterno clima de festa, que a Estação Primeira de Mangueira quer sacudir a Marquês de Sapucaí. Não só com samba e carnaval, mas com todas as manifestações culturais do país que transformam ruas, praças e qualquer espaço aberto num grande palco.
 
02:40 - ACADÊMICOS DO SALGUEIRO - Enredo: Gaia - A Vida em Nossas Mãos (Renato Lage e Márcia Lage)
 
Com a bênção dos orixás, a Acadêmicos do Salgueiro quer entrar na Sapucaí decidida a conquistar o campeonato que vem lhe escapando pelas mãos nos últimos anos. Para isso, os carnavalescos Renato e Márcia Lage decidiram botar fé num enredo que fala da criação do mundo e faz um alerta pela preservação do planeta.  Como frisa Márcia, trata-se da história da criação da Terra contada a partir da energia dos quatro elementos: terra, água, fogo e ar.
 
04:05 - BEIJA-FLOR - Enredo: O Astro Iluminado da Comunicação Brasileira (Comissão de Carnaval)
 
O apresentador Chacrinha costumava dizer que “quem não se comunica, se trumbica”. Pensando nisso, a Beija-Flor de Nilópolis decidiu estreitar e afinar as relações da escola com o público na Sapucaí. Para isso, com carros que promovem a interatividade da plateia através da internet, a azul-e-branco de Nilópolis, na Baixada Fluminense, vai contar a história da evolução da comunicação. E prestar uma homenagem a Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o diretor de TV Boni, uma espécie de mago da televisão brasileira.

* textos g1.com.br