A cidade de São Borja, situada na fronteira-oeste do Rio Grande do Sul pode ser tema do enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel para 2012.
A estrela-guia propõe contar a trajetória são-borjense e seus principais personagens da história, na passarela do samba carioca, além de resgatar o histórico da cidade natal de presidentes da República, artistas e políticos, entre eles: Getúlio Vargas, Aparício Mariense, Telmo de Lima Freitas, Ibsen Pinheiro, Tarso Genro, João Goulart, Ângela Dip, Daniela Escobar, Fabiana Tambosi e Trajano Ribeiro. Além disso, São Borja é coirmã do Rio de Janeiro, conforme lei de 2005. Outra razão para a escolha do município é que na cidade repousa o único governador de dois estados, Leonel Brizola, que gerenciou o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro.
Além da divulgação do município, a escola estaria disposta a investir na cidade, 10% dos recursos disponíveis com a realização de oficinas, durante um período de oito meses para aproximadamente 700 pessoas. É proposto ainda intercâmbio com universidades e divulgação nos municípios da Fronteira-Oeste.
Tramita na Câmara de Vereadores da cidade gaúcha um projeto do Executivo propondo a implementação da iniciativa. O custo integral do projeto é de R$ 8 milhões, estando assegurados R$ 5 milhões pela Lei Rouanet. A ideia é que o restante seja viabilizado por patrocínios da iniciativa privada.