Em evento realizado em Estaleiro do bairro Ponta D'Areia, em Niterói, o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto junto com Ariovaldo Rocha, Presidente da Sinaval) recebeu das mãos dos Presidente da Cubango Olivier Luviano Vieira, Pelé, toda planilha de enredo e desfile da escola, além da camisa oficial do enredo para o carnaval 2012.
 
Muito feliz com o enredo que homenageia o Barão de Mauá, Lula afirmou:
 
- Esse enredo é de uma felicidade muito grande. O Barão de Mauá foi um grande empresário que aos 40 anos já estava milionário, poderia partir pra Inglaterra mas ficou por aqui para ajudar no desenvolvimento de nosso país. Eu faço parte de um enredo em São Paulo mas esse é com certeza o melhor enredo do Brasil.
 
Interpelado pelo Ministro Luiz Sérgio sobre o enredo da Gaviões e citando o Corinthians o ex-presidente disparou e provocou risos dos presentes:
 
- Nem me fala disso que eu ainda estou com a cabeça inchada.
 
Ele educadamente agradeceu o convite feito pela escola para visitar a agremiação e, vendo o tumulto e o intenso assédio tanto por parte da mídia como por parte dos convidados deixou o convite ainda em aberto temendo que a presença dele cause maiores transtornos e confusão à Cubango. Deixou claro que está a disposição da escola e que gostaria de gravar um depoimento em vídeo agradecendo à toda a diretoria e comunidade pelo enredo apresentado. Agradeceu também o convite para desfilar pela escola mas declinou ao convite por conta do desfile da Gaviões da Fiel (onde ele está inserido no enredo da escola) ser na mesma noite.
 
A direção da Acadêmicos do Cubango agradeceu todo o carinho e simpatia dispensados pelo nosso ex-Presidente.