Numa ação conjunta entre a direção de harmonia, bateria e ala de passistas a Cubango inovará na Sapucaí: sua ala de passistas se apresentará dentro da bateria. Luiz Carlos, diretor geral de harmonia e carnaval, explicou a operação:

- É uma idéia que eu já venho desenvolvendo a alguns anos e aqui na Cubango. A direção da escola me deu a liberdade de executá-la. Coloquei para todos os envolvidos como será feito, eles abraçaram de imediato e traremos a ala de passistas dentro da bateria. Estamos todas as terças ensaiando a movimentação da bateria e dos passistas com muita vontade para que tudo dê certo. E nossa maior felicidade é ver a alegria de todos os envolvidos. Isso é muito gratificante.

Tia Denide, responsável pela ala de passistas da escola, endossou as palavras de Luiz Carlos:

- Adoramos a idéia! Não haveria lugar melhor para desfilarmos.

E o mestre Jonas, que vai para seu terceiro ano à frente dos ritmistas da escola, acrescentou:

- Os ensaios estão acontecendo tranquilamente. O trabalho está sendo muito bem feito e meus ritmistas estão adorando isso tudo. revela Jonas, que vai para o seu 3º carnaval a frente dos ritmistas da Acadêmicos do Cubango.

A Acadêmicos do Cubango é a 9ª a desfilar no sábado de carnaval do Grupo A da Lesga com o enredo "Barão de Mauá - o sonho de um Brasil moderno" de autoria do carnavalesco Jaime Cezário.