Gustavo Carvalho foi "Adão" na Mocidade de 2010.
O bailarino Gustavo Carvalho de Mendonça (Gustavo Carvalho) completa 16 anos em novembro e nasceu em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Ao lado do irmão Mateus, o jovem é filho de Marcelo de Souza Mendonça e Sônia Carvalho. Gustavo é profissional da Companhia Brasileira de Ballet e atua no carnaval carioca, em especial realizando coreografias em comissões de frente.
Gusvato Carvalho irá mais uma vez pisar na Marquês de Sapucaí em 2012 onde estará defendendo a Acadêmicos do Grande Rio e conversou com exclusividade com o site SambaSul.
SAMBASUL: Faça um breve histórico da sua vida, desde o início até os dias atuais.
GUSTAVO: Aproveito pra contar desde meus primeiros passos. Com nove meses aprendi a nadar. Com o passar do tempo pratiquei vários esportes, além de outras áreas. Fiz ginástica olímpica, judô, futebol, pintura, aulas de teclado, entre outros. Sempre busquei aprender e querer mais. Com oito ano fui morar com minha mãe em Cabo Frio, região serrana do Rio de Janeiro. Lá participei de campeonatos de natação onde consegui bons resultados. Mas ainda não era o que eu buscava. Então acabei conhecendo Vivian Navegas Rios. Ela me deu muita força e me apresentou Regina Sampaio, da escola de ballet em Cabo Frio. Depois de 30 dias de treinos já participei de uma apresentação pela escola. No ano seguinte participei de uma amostra de ballet em Arraial do Cabo onde conheci meu grande amigo e mestre Jorge Texeira. Hoje ele me orienta e cuida de minha carreira. Agradeço muito o carinho que ele tem por mim, a quem eu considero o "meu pai". Ao conhecê-lo, comecei a fazer aulas de ballet e em 2006 fui convidado a sair na escola Unidos do Porto da Pedra. Foi aí que começou minha carreira no carnaval. Representei o "bendito fruto", no enredo sobre as mulheres, do carnavalesco Cahê Rodrigues.
SAMBASUL: Que outros festivais foram importantes na sua carreira e por onde passou?
GUSTAVO: Foi depois de desfilar pela Unidos do Porto da Pedra em 2006 que eu comecei a participar de vários festivais. Joinville (2006 à 2010), Ballace (2006 e 2007) em Salvador, Spinelli (2006 à 2010) no Rio de Janeiro, Passo de Arte (2006 à 2009), CBDD, Danzamérica na Argentina, Seletiva Youth America Grand Prix no México, Beijing International na China, New York 2010 e 2011 e acabei de retornar de Chicago, onde me apresentei. Também já participei com Ana Botafogo em Vitória, no Espírito Santo e com Tiago Soares e Marianela Nunes, em São Paulo.
SAMBASUL: Além do Porto da Pedra em 2006, em que outras escolas desfilou?
GUSTAVO: Na Portela em 2009, na Mocidade Independente de Padre Miguel em 2010 e 2011 e na União de Jacarepaguá, no grupo de acesso do Rio de Janeiro, também em 2011. Ainda este ano, desfilei pela escola mirim da Mocidade, a Estrelinha.
SAMBASUL: O que você sentiu ao desfilar pela primeira vez na Sapucaí?
GUSTAVO: A emoção de desfilar é grande. O coração dispara ao ver aquela multidão. Jamais havia sentido algo parecido.
SAMBASUL: Qual foi sua última apresentação em algum evento aí no Rio de Janeiro?
GUSTAVO: Foi agora no Dia da Independência. Foi uma nova realização na minha vida, pois dancei para um público de 75 mil pessoas que estiveram na Quinta da Boa Vista, aqui no Rio de Janeiro, no evento chamado "Open Air", a abertura do Ballet Kirov. Como você pode ver, a vida nos proporciona emoções maravilhosas.
SAMBASUL: Para pisar na Marquês de Sapucaí há que se ter muita responsabilidade. Existe muita cobrança?
GUSTAVO: As cobranças são feitas diariamente, pois a cada dia temos que melhorar mais. Não podemos ficar satisfeitos com nossos desempenhos e relaxar. É preciso treinar mais e mais.
SAMBASUL: Que tipo de contato você tem com as escolas pelas quais desfila?
GUSTAVO: O meu contato com as escolas é mais durante os ensaios e no dia. Minha a dedicação é total ao ballet. Graças à Deus a Companhia Brasileira de Dança me ajuda muito.
SAMBASUL: Já foi convidado para participar do Carnaval de Uruguaiana?
GUSTAVO: Já ouvi falar do carnaval de Uruguaiana. Li algumas reportagens. Pelo pouco que vi através de imagens, o povo da cidade deve se orgulhar, pois estão de parabéns. Ainda não fui convidado, mas tenho muita vontade de conhecer e, se possível, participar desta festa.
SAMBASUL: O que você espera para o carnaval 2012?
GUSTAVO: Espero desfilar pela Grande Rio e também pelas escolas mirins. O carnaval é muito importante pra nós. É uma grande empresa onde proporciona alegria e também trabalho à muitas pessoas. Quando vou ao barracão e vejo milhares de pessoas sonhando e vivendo do carnaval é que eu sinto como ele é importante pra nós. Na Sapucaí é tudo muito rápido, mas é maravilhoso trabalhar muito e se dedicar na vida para tudo sair perfeito. Eu jamais pensei tão novo desfilar, hoje sei que é um sonho.
SAMBASUL: Deixe uma mensagem para quem busca alcançar um posto numa comissão de frente de uma agremiação do Grupo Especial, sendo tão jovem quanto você.
GUSTAVO: Sempre devemos sonhar e correr atrás. Deus sempre nos ajuda.
O site SambaSul deseja muito sucesso ao jovem bailarino Gustavo Carvalho e desde já um ótimo Carnaval 2012. Boa sorte!