Depois da conquista com Roberto Carlos, Beija-Flor defende título falando sobre São Luís do Maranhão.
Começa neste domingo (19) os desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro 2012. A passagem das escolas pela Marquês de Sapucaí iniciam às 21 horas.
Devido ao incêndio ocorrido no início do ano passado, nenhuma escola foi rebaixada em 2011 e, com isso, treze agremiações disputam a elite do carnaval carioca. Duas escolas serão rebaixadas para o próximo ano.
Confira a ordem dos desfiles da primeira noite:
21:00 - Renascer de Jacarepaguá
22:20 - Portela
23:40 - Imperatriz
01:00 - Mocidade
02:20 - Porto da Pedra
03:40 - Beija-Flor
05:00 - Vila Isabel
A Rede Globo transmite os desfile na íntegra para todo o Brasil.
Conheça um pouco sobre o enredo das escolas:
RENASCER DE JACAREPAGUÁ
Após “banhar” a Marquês de Sapucaí, no Centro do Rio, no carnaval de 2011, a escola de samba Renascer de Jacarepaguá promete "colorir" a Avenida na sua estreia no Grupo Especial. Para espantar de vez o fantasma do rebaixamento, a agremiação fará uma homenagem ao artista plástico Romero Britto, com o enredo “O artista da alegria dá o tom na folia”.
PORTELA
Uma festa baiana com o tempero portelense. É assim que a escola de samba Portela, considerada uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro, quer apresentar o seu carnaval neste ano, na Marquês de Sapucaí, no Centro. Para contar o enredo “E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual...”, a azul e branco vai levar as principais festas baianas para a Avenida.
IMPERATRIZ
A escola de samba Imperatriz Leopoldinense, do Grupo Especial do Rio de Janeiro, pede passagem e mergulha no universo do escritor baiano Jorge Amado. Personagens como Gabriela, Perpétua e Dona Flor vão sair das páginas dos livros e ganhar vida na Marquês de Sapucaí, no Centro. A agremiação promete contar a vida de Jorge Amado em 82 minutos de desfile.
MOCIDADE
No lugar de sprays e silk, pincéis e giz de cera. A escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, do Grupo Especial do Rio de Janeiro, promete inovar no carnaval deste ano levando fantasias coloridas a mão para contar o enredo 'Por Ti, Portinari. Rompendo a tela, a realidade', do carnavalesco Alexandre Louzada. A inspiração veio das obras do artista.
PORTO DA PEDRA
Se em 2011 a escola de samba Porto da Pedra, do Grupo Especial do Rio de Janeiro, ousou ao levar para a Marquês de Sapucaí um componente preso num balão de gás, no carnaval deste ano, ela promete exalar o doce aroma do iogurte na Avenida. A escola de São Gonçalo garante que fará um desfile emocionante e delicioso para mostrar os benefícios do iogurte para o homem.
BEIJA-FLOR
Recheada de lendas, crenças e misticismo, a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, do Rio de Janeiro, vai buscar o 13º título do carnaval com o enredo "São Luís, o poema encantado do Maranhão". Para contar a história da capital maranhense, a atual campeã carioca não mediu esforços e vai levar para a Avenida cerca de cinco toneladas de búzios.
VILA ISABEL
Mais de 15 tipos de estampas, quilômetros de tecidos e uma modelo como rainha. Assim pode ser resumido o desfile que a escola de samba Unidos de Vila Isabel, do Grupo Especial do Rio, está preparando para o carnaval deste ano. Na busca pelo terceiro título carioca – o último foi em 2006 - a azul e branca vai apostar numa homenagem a Angola, com muita cor e cultura afro.