Oscar Niemeyer na companhia do prefeito carioca Eduardo Paes em visita ao seu "filho".

 

 

O mundo do samba está órfão. O "pai" do Sambódromo da Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro morreu na noite desta quarta-feira (05). Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares, ou simplesmente Oscar Niemeyer. Nascido em 15 de dezembro de 1907, o arquiteto brasileiro, às vésperas de completar 105 anos, foi o mais influente na arquitetura moderna.
 
Seu maior projeto voltado ao samba foi "simplesmente" a Passarela Professor Darcy Ribeiro, popularmente conhecida como Sambódromo, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. O seu projeto foi implantado durante o primeiro governo fluminense de Leonel Brizola (1983-1987), visando adotar a cidade de um equipamento urbano permanente para a exibição do tradicional espetáculo do desfile das escolas de samba e foi inaugurada em 1984.
 
 
Na metade do ano de 2011, Oscar Niemeyer conseguiu ver ser sonho se tornar realidade. Os camarotes do antigo Setor 2 foram derrubados para dar lugar a novas arquibancadas, seguindo o seu projeto original. Com a reforma, a passarela passou a ser quase totalmente simétrica, à exceção da sua primeira arquibancada.