Confira a íntegra.
“OS CONDUTORES DA ALEGRIA” numa fantástica viagem aos Reinos da Folia.
Você deve estar se perguntando: Mas quem são os Condutores da Alegria? Somos eu, você e todos os apaixonados pelo carnaval! São nossa comissão de frente, nossas baianas a girar, são nosso mestre-sala e sua porta bandeira, são os batuqueiros da bateria, são nossos destaques, são os harmonias, são os artistas do nosso barracão, são nossas costureiras, são nossos compositores, são nossos apaixonados componentes, são todos os que trabalham e que se dedicam de coração para dar um show e brilhar na maior festa popular do mundo: o Carnaval! Visitaremos inúmeras festas e veremos que cada uma delas é única e singular; mas, o que não falta em nenhuma delas são: a música, as cores e a alegria. A viagem vai começar! Os condutores da alegria vão botar o pé na estrada.
SINOPSE DO ENREDO
ABERTURA: A viagem vai começar
Dos cinco continentes chegam os Embaixadores das Folias Continentais anunciando que a festa vai começar.
Os Condutores da Alegria vão transportar a cultura dos povos para o palco desta festa, fazendo uma fantástica viagem aos Reinos da Folia.
Magicamente vamos atravessar terra, céu e mar, para conhecer e nos divertir em algumas das mais incríveis festas populares do mundo.
Chegamos ao nosso primeiro destino. Estamos no Havaí, no Aloha Festival ( Oceania ), onde lindas mulheres nos dão as boas vindas com seus colares de flores.
Faremos uma parada na terra dos tambores tribais, para render homenagens à terra onde surgiram as primeiras festas da humanidade e para conhecer a Festa dos Guerreiros Zulu, na África do Sul.
PRIMEIRO SETOR: As festas de um Velho Continente
Eis que estamos na Europa e os fogos de artifício anunciam que chegamos às Fallas de Valência na Espanha, onde arde o fogo das paixões. Uma laranja atinge nossa cabeça. Quem nunca atirou laranjas? Eu não! Mas, o Guille atira muitas, afinal, diz a tradição que ser atingido por uma laranja traz boa sorte. O Guille é o personagem principal do Carnaval de Binche na Bélgica.
Chegou a hora de render homenagens à realeza, num dos desfiles de maior pompa e esplendor do mundo: a Trooping the Colour, na Inglaterra. Pelas ruas de Londres vê-se a relação de encantamento e orgulho que os ingleses tem por sua realeza.
Vibram as cores ao som de uma incrível fanfarra que nos apresenta uma terra de um povo alegre que adora uma cerveja e que hoje está nas ruas fazendo uma festa tão bonita, alegre e grandiosa quanto sua nação: o Carnaval de Colônia, na Alemanha.
Parece que voltamos no tempo! Há um clima de mistério e sedução no esplendoroso Carnaval de Veneza, onde os nobres se misturavam ao povo disfarçados com seus trajes e máscaras. Chegamos à Irlanda, é St Patricks Day, momento de celebrar em verde o orgulho nacional.
SEGUNDO SETOR: Nas Folias do Oriente
Saltamos para o oriente, onde um povo festeja suas tradições milenares.
Estamos no Japão, num dos incríveis Matsuris, o Gion Matsuri momento de comemorar e celebrar a história e as tradições da cultura Japonesa. Não importa quão duros e ruins tenham sido os tempos, sobreviver é uma benção que deve ser sempre comemorada. Este é o espírito do festival de sorrisos, o Maskara Festival nas Filipinas.
O brilho da luz das velas se faz presente! Estamos no Candle Festival na Tailândia, tempo de iluminar os caminhos.
É tempo de planejar o amanhã! O vermelho e dourado inundam as ruas, as pessoas estão felizes e o Dragão traz a força para a humanidade na comemoração do Ano Novo na China.
TERCEIRO SETOR: A Alegria das Américas
Pé na tábua! Vamos do Oriente ao Ocidente! Muitas festas nos esperam neste alegre continente! Soa alto o som alucinante dos sopros das bandas tocando Jazz e R&B, no Mardi Gras em New Orleans ( USA), um carnaval animado que lota as ruas da cidade com pessoas mascaradas e lindas mulheres cheias de colares de contas. As ruas se enchem de diabinhos coloridos e engraçados, e nós ficamos endiablados, numa das festas mais animadas que acontece no Peru, a Diablada, encarando de frente o mal, transformando-o em alegoria.
Impossível é ficar parado quando o ritmo quente soa, no Junkanoo das Bahamas. É hora de dançar neste grande palco onde se expande esse modo de ser Caribe. Mas, o que serão todas estas caveiras engraçadas? É a celebração do Dia do Mortos, no México! Um dia especial para transformar a tristeza em alegria.
QUARTO SETOR: Brasil, o grande Reino da Folia
Estamos de volta ao Brasil, a terra da alegria, a terra das festas! Toca o fole o sanfoneiro nas alegres festas em homenagem a Santo António, São Pedro e São João que acontecem por todos os cantos deste país de proporções continentais. Chegou a hora de garantir a alegria com o Boi Garantido, e, caprichar na folia com o Boi Caprichoso na Festa do Boi Bumbá de Parintins, na Amazônia. Uma noite de paz e harmonia enche de luz nossos corações, no Natal Luz de Gramado no Rio Grande do Sul.
Vou vestir a fantasia, e, meu samba enredo no asfalto cantar, nos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e de São Paulo. Terminaremos nossa viagem exaltando o povo desta terra que leva aos quatro cantos do mundo a sua arte, sua cultura e seu folclore, colorindo a vida com as Festas Brasileiras. Nesta louca e alucinante viagem pudemos perceber que o motor que move as festas, não é o dinheiro, nem é o poder… é o amor!
O amor por sua cultura, por sua terra, por suas crenças, por suas agremiações, pela vida! É o amor por nosso pavilhão que faz o encantamento e a magia acontecer.
Carnavalesco: Jorge Freitas
Pesquisa e Desenvolvimento de Enredo: Murilo Lobo
Produção artística: Darlan Alves