Chegou até nossa redação um e-mail enviado por um internauta de Montevidéu (Uruguai) apaixonado pelo samba. Frequentador assíduo do nosso site, assim como outros tantos uruguaios, nos trouxe uma novidade: Carnaval de Montevidéu, a capital nacional uruguaia, que desde 2008 realiza um carnaval bem diversificado, com mistura o nosso samba-enredo com o carnaval próprio da cidade.
 
Como a capital argentina, Buenos Aires, nem mesmo Brasília, capital do nosso Brasil, não realizam atualmente um evento grandioso com desfiles de escolas de samba com direito a Carros Alegóricos, Comissão de Frente, Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Ala de Baianas, Bateria, Passistas, Crianças e tudo mais, certamente o Carnaval de Montevidéu orgulha os uruguaios de ser o maior entre as capitais da América. Com o crescimento anual do interesse em conhecer o evento e visitar a capital uruguaia cerca de 20 mil pessoas de diferentes lugares já participaram dos desfiles. 
 
O Carnaval de Montevidéu é organizado pela Asociación de Escuelas de Samba del Uruguay (ADESU) e a Intendência Municipal. A previsão é de que nos próximos anos chegue a 13 o número de agremiações à desfilar. Atualmente, 10 escolas desfilam e disputam o título, com sambas que são levados ao público através de intérpretes cantando em Português. Confira as agremiações, na ordem de classificação final do último carnaval:
 
1º - Imperatriz
2º - Unidos do Norte
3º - Viramundo
4º - Império Preto e Branco
5º - Asabranca
6º - Liverasamba
7º - Urusamba
8º - Embaixadores da Alegria
9º - Marcirio Amaro
10º - Imperadores
 
Os desfiles ocorrem na Avenida 18 de Julho, a principal da cidade. Em 2018, os desfiles ocorrerão no dia 26 de Janeiro (Sexta-feira). A venda dos ingressos é realizada bem próximo aos eventos: cerca de duas semanas antes dos desfiles em diante, até esgotarem-se.
 
Abaixo, confira todas as campeãs do Carnaval de Montevidéu e o total:
 
2008 - Asabranca
2009 - Imperatriz
2010 - Unidos do Norte
2011 - Asabranca
2012 - Imperatriz
2013 - Imperatriz
2014 - Liverasamba
2015 - Unidos do Norte
2016 - Unidos do Norte
2017 - Imperatriz
 
04 títulos: Imperatriz
03 títulos: Unidos do Norte
02 títulos: Asabranca
01 título: Liverasamba
 
Confira algumas imagens do último carnaval:
 
 
Fotos: J. Samuelle (El Observador)