Que o Carnaval é uma das grandes paixões do brasileiro, ninguém tem dúvidas. Porém, a cada ano, essa paixão aflora a cada idealização das mais diversas maneiras de fazer o Carnaval. Prova está, na realização do Carnaval de Maquetes, via internet, onde escolas de samba dos mais variados cantos do Brasil, participam. Os desfiles podem ser acompanhados via internet. Veja mais detalhes:


A União das Escolas de Samba de Maquete (UESM) realiza desfiles de carnaval em miniatura, transformando foliões em bonecos e reduzindo a escala dos carros alegóricos, bem como comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, carro de som, bateria, velha guarda e muito mais.

No carnaval virtual já vimos desfiles em desenhos, gifs e até mesmo projetos feitos com modernos aplicativos de projeção de arquitetura. Desta vez, uma nova modalidade está ganhando espaço e conquistando adeptos em diversos Estados do Brasil: o Carnaval de Maquete.

Acompanhe o carnaval virtual das escolas de samba de maquete no Carnaval 2016, que serão realizados nos dias 16 e 17 de abril a partir das 13h30min pelo site http://carnavaluesm.wix.com/uesm

Nesta nova modalidade de carnaval virtual, os carros alegóricos são reproduzidos em escala menor, os sambas são releituras do carnaval real e as fantasias vestem os corpos de centenas de bonecos de plástico, que fazem até coreografia em sambódromos espalhados por diversos lugares do Brasil, como Rondônia, Rio Grande do Sul, Goiás, Ceará, Espírito Santo e claro, São Paulo e Rio de Janeiro.

O que era apenas um hobby se tornou uma competição que envolve mais de vinte escolas inscritas e cujo julgamento dos quesitos que decidem as escolas campeãs é feito por profissionais envolvidos no carnaval real. Como premiação as escolas recebem troféus, medalhas e livros sobre a história do carnaval.

Diversos sambistas são homenageados e transformados em bonecos. Alguns ficaram tão contentes com sua reprodução, que após os desfiles virtuais, já até levaram os bonecos em viagem para o exterior, mostrando com orgulho a homenagem que receberam.

Hoje a UESM conta com três grupos e desfiles realizados duas vezes ao ano (abril e outubro). Após as transmissões oficiais os vídeos continuam disponíveis ao longo de todo o ano através do YouTube.

Confira o vídeo com o Compacto dos Desfiles de 2015



Veja imagens dos últimos desfiles:



HISTÓRICO

A UESM teve início no ano de 2013 quando os presidentes das escolas de samba virtuais Mocidade Unida Masf (Marco Antônio) e Acadêmicos do Leão Real (Wendel Henrique) que participavam da Liga Independente das Mini Escolas de Samba, não contentes com o novo regulamento do concurso resolveram fundar uma nova liga, onde os desfiles virtuais acontecessem em forma de maquete.

Marco Antônio assumiu a presidência da nova liga e ao projeto, se unirão dois componentes do carnaval real, Lukas Schultheiss (coordenador) e Raphael Khaleb (vice-presidente), que também já tinham passagens por outras ligas e organizações de carnavais virtuais.

No primeiro desfile da UESM (2014) – com o novo regulamento que exigia a presença de bonecos de plástico como componentes e a maquete de carros alegóricos – o concurso contou com 16 escolas inscritas, tendo agremiações de diversos Estados do Brasil. Porém, apenas 5 chegaram ao dia do desfile. Na apuração, duas escolas se sagraram campeãs: Mocidade Unida Masf (SP) e Barões da Pedra (RJ).

Para o ano seguinte, o número de inscrições foi tão grande que dois outros grupos foram criados, o Grupo de Acesso e o Grupo de Avaliação, chegando a marca de quase trinta escolas inscritas. Mais uma vez, a Barões da Pedra (RJ) foi campeã do grupo principal, tendo como vice-campeã a Unidos de Santa Cruz (SP). No grupo de acesso, Acadêmicos da Estrela Imperial (RJ) e Unidos de São Vicente (GO) foram as primeiras colocadas. Já no grupo de avaliação, o título ficou com Império Estação Primeira da Alegria (ES) e Império de Ouro Branco (RS).

Confira a lista das campeãs e os seus respectivos enredos.

2014

Grupo Único

1º GRESM Barões da Pedra 148,0
Entrei por um Lado, Sai pelo Outro. Quem quiser que invente outro…
(Releitura de Unidos da Tijuca, 2005)

1º GRESM Mocidade Unida Masf 148,0
Verde, Amarelo, Azul-Anil, Colorem o Brasil
(Releitura de Mocidade Independente de Padre Miguel, 2000)

2015

Grupo Especial

1º GRESM Barões da Pedra 178,5
Extraordinária África
(Releitura de Acadêmicos do Cubango, 2014)

2º GRMES Unidos de Santa Cruz 178,3
O Grande Circo
(Releitura de Renascer do Boréu de Santa Cruz dos Navegantes, 2014)

Grupo de Acesso

1° GRESM Acadêmicos da Estrela Imperial 177,1
Um sonho de... Princesas
(Releitura de Acadêmicos da Rocinha, 1997)

2º MES Unidos de São Vicente 173,5
A luz do hexa se apaga, mas se renova em Rio 2016
(Releitura de Leandro de Itaquera, 2014)

Grupo de Avaliação

1º GRESM Império Estação Primeira da Alegria 88,9
Suprema Alegria: uma Viagem Fantástica nas Cores da Fantasia
(Releitura de Alegria da Zona Sul, 2010)

2º GRESM Império de Ouro Branco 87,7
A magia dos opostos
(Releitura de Imperadores do Samba, 2015)