Martelo batido! Juarez Gutierres, da Liespa, anunciou no Gaúcha no Carnaval que os desfiles das escolas de samba e tribos carnavalescas da Capital serão no Complexo Cultural do Porto Seco nos dias 23 (Série Bronze), 24 (Série Prata) e 25 de março (Série Ouro), durante as comemorações do aniversário de 245 anos de Porto Alegre.
 
Com a manutenção do Porto Seco como local do Carnaval, está garantida a competição entre as entidades carnavalescas, além do uso de carros alegóricos, que dificilmente seriam utilizados se o desfiles fossem em outro local da cidade.
 
A mudança da data foi uma decisão tomada em conjunto entre a Liespa, a UECGAPA e Secretaria Municipal da Cultura. Originalmente, os desfiles estavam marcados para os dias 10, 11 e 18 de março. Com o adiamento, ganha-se mais tempo para captar recursos junto à iniciativa privada.
 
A BUSCA POR RECURSOS
 
Para viabilizar o Carnaval, a prefeitura montou um grupo de trabalho que tem a missão de buscar patrocínios. O grupo é liderado pelo secretário de Cultura Luciano Alabarse e conta com integrantes de outras secretarias do município, da Liespa e também da sociedade civil.
 
A partir de segunda-feira, o grupo inicia uma série de visitas a mais de 10 empresas já contatadas. O prefeito Nelson Marchezan fará o primeiro contato com cada um dos possíveis parceiros.
 
ESTRUTURA MENOR
 
Para cortar custos, o projeto original da pista foi totalmente reformulado pela Liespa. Será menor e com menos iluminação. O sistema de som deverá contar com um caminhão e não mais dois, como acontecia nos últimos anos. A previsão é de que a redução da estrutura garanta uma economia de, pelo menos, R$ 2 milhões.
 
Por conta da necessidade de diminuir a despesa com a estrutura, não haverá noite das Campeãs. A festa das vencedoras deve acontecer no evento a ser realizado na noite do dia 26 de março no Araújo Vianna, alusivo ao aniversário de Porto Alegre.
 
SEM REBAIXAMENTO
 
Por conta das dificuldades de recursos até o momento, a Liespa e a UECGAPA decidirão nos próximos dias que não haverá rebaixamento. As campeãs das séries Bronze e Prata terão acesso às séries Prata e Ouro, respectivamente.
 
FONTE: Gaúcha no Carnaval